A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) prepara os últimos ajustes para a execução do quarto inquérito soroepidemiológico no neste sábado (11/7). O sorteio foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio de um programa de geoprocessamento que mapeia e seleciona quais quadras serão o alvo de testagem em cada região. A SMS não realiza pré-divulgação dos locais definidos para evitar possíveis articulações de má fé que comprometam a segurança dos moradores dos bairros. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão devidamente equipadas, uniformizadas e identificadas.
A participação é voluntária ao paciente e será feita apenas uma coleta por residência. Os resultados dos exames poderão ser acessados online pela página da SMS em até quatro dias após a visita técnica.
O Superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, ressaltou sobre a importância da cooperação da população com a operação da SMS: “O vírus está circulando cada vez mais e cada vez mais rápido. Ao participar da testagem o cidadão demonstra responsabilidade e consciência da gravidade do período que estamos enfrentando. Nossas medidas são para que as pessoas possam se cuidar e também salvar vidas”.
Será o quarto inquérito soroepidemiológico realizado pela Prefeitura de Goiânia. Nos três primeiros, foram realizados 9100 testes, no total. A previsão é ultrapassar os 11 mil testes este final de semana.