Publicidade
Mundo
| Em 8 meses atrás

Tesla faz recall do modelo Cybertruck por conta de problemas no pedal do acelerador

Compartilhar

A Tesla anunciou recall de 3.878 Cybertrucks por conta de problemas no pedal do acelerador, que pode ficar preso no revestimento interno, ocasionando riscos de acidentes. O informe foi passado pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (19).

De acordo com o portal TechCrunch, os relatos de falhas envolvendo o pedal do acelerador do Cybertruck começaram a surgir nas últimas semanas. Em um post no X (antigo Twitter), o CEO da empresa, Elon Musk, disse que a Tesla estava sendo “muito cautelosa”. A empresa informou à NHTSA que, até então, não houve registros de acidentes ou ferimentos ocasionados pela questão no Cybertruck.

Publicidade

Conforme a Tesla, o problema identificado nos carros é o deslocamento do pedal, que possibilita que ele deslize para cima e fique preso na guarnição ao redor da área dos pés. A empresa afirma que o recall é para substituir ou retrabalhar o pedal do acelerador em todos os Cybertrucks existentes. Com efeito, informou à NHTSA que já começou a construir Cybertrucks com um novo pedal do acelerador e que está consertando os veículos que estão em trânsito ou parados nos centros de entrega.

Publicidade

Histórico

A empresa destacou que o primeiro aviso de incidente no pedal do acelerador foi informado por um cliente em 31 de março, e depois, um segundo em 3 de abril. Depois de realizar uma série de testes, a Tesla decidiu emitir um recall, no dia 12 de abril, após determinar que um “[uma] mudança não aprovada introduziu lubrificante para auxiliar na montagem dos componentes da pastilha no pedal do acelerador” e que “o lubrificante residual reduziu a retenção da pastilha no pedal”.

Publicidade

Apesar do Cybertruck ter começado a ser comercializado recentemente, no final do ano passado, este não é o primeiro recall do modelo. A primeira ação foi realizada no início deste ano, quando a Tesla fez recall do software de todos os seus veículos, porque o tamanho das fontes das luzes de advertência eram muito pequenos.

O recall encerra uma semana tumultuada para a empresa. Nos últimos dias, a Tesla demitiu mais de 10% de sua força de trabalho, e na segunda-feira (15), perdeu dois de seus executivos de mais alto escalão.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: recallTesla