Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 10 anos atrás

‘Teremos o SUS do Trabalho’, diz ministro

Compartilhar

O Ministério do Trabalho vai desmembrar ações e delegar a agências municipais o atendimento e suporte ao trabalhador. Trata-se de uma desburocratização, convergência de ações informatizadas com Estados e prefeituras. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, avança hoje na consolidação do que classifica de ‘SUS do Trabalho’, o SUT – Sistema Único do Trabalho. Uma das grandes novidades será a emissão online de carteira de trabalho online – a nova CTPS será um cartão com chip que conterá dados completos (acesso direto a saldo de PIS, FGTS etc). ‘É a modernização do ministério, objetiva incorporar os entes federados e interiorizar as ações’, diz o ministro.

Verticalização..

Publicidade

O SUT terá direção no MTE, com conselho formado por entidades patronais e de trabalhadores, e fundo nacional que fomentará ações das agências municipais.

Publicidade

.. e descentralização

Publicidade

Entre outras ações, as agências terão agendamento eletrônico, orientações, mediação de conflitos, pagamentos de benefícios, encaminhamento para cursos profissionais.

Fonset

Publicidade

Brasília sedia hoje durante todo o dia o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho, no qual o grupo vai consolidar o formato de modernização das ações do MTE.

BBB do ministro

O ministro mandou instalar no seu gabinete, para breve, telão com software para acompanhar em tempo real os atendimentos nas principais agências de cada Estado.

Apagão das aéreas..Não é segredo para os amapaenses, que vivem há meses um silencioso apagão aéreo. Mas a situação piorou. Quem deseja sair ou entrar no Amapá em voo comercial deve esperar mais de uma semana. Só há passagens disponíveis após dia 18. É raro surgir uma desistência. Nesses casos, a cadeira custa até R$ 4 mil apenas um trecho de Macapá para SP, Rio ou Brasília. Ou vice-versa. ..e o passageiro ligadãoNão bastasse o assalto das companhias em Macapá, na maioria dos voos o passageiro deve ‘virar’ a noite, porque muitos aviões decolam ou aterrissam de madrugada, devido à malha pré-definida. O passageiro, em especial o amapaense, não merece isso.

Conexão Roma

A Cultura do Encontro proposta pelo Papa Francisco é a linha que conduz mais de 40 palestras do I Congresso Nacional Católicos Online (Conacat), de 11 a 17 em Brasília.

Direito tributário

O Ibmec Rio sedia dias 14 e 15 o 1º Simpósio de Direito Tributário e Cidadania. O evento conta com a participação da Ministra do STJ, Regina Helena Costa.

App socialista

Candidato a governador de Goiás pelo PSB, Vanderlan Cardoso lançou um aplicativo para smartphones e tablets para apresentar o seu plano de metas. O apresentou ao padrinho Eduardo Campos, que adorou, e determinou que sua equipe faça o mesmo. O ‘Vanderlan App’ está disponível para sistema IOS para Iphone, Ipad, Ipod. 

Pensando longe

Não satisfeito em apenas inovar o acesso aos eleitores, o candidato socialista diz que mostra, no aplicativo, as fontes de recursos para suas promessas, e criou ferramenta para que o eleitor possa cobrar suas metas, se eleito. A conferir..

CastrolândiaA ONG Repórteres Sem Fronteira denuncia o desaparecimento do jornalista Ángel Santiesteban-Prats da prisão em Havana. Tão surpreendente quanto um detento sumir de uma cela vigiada é a razão de estar nela: por criticar a ditadura dos irmãos Castro.

Fumaça branca

O STJ julgou improcedente outra ação de família de fumante contra a fabricante de cigarros Souza Cruz, que começou em Esteio (RS) em 2001. Viúva e filho do ex-fumante Carlos Carazai pediam indenização porque ele morreu em decorrência do fumo. A decisão do STJ baseou-se em jurisprudência da própria Corte, seguida por TJs.

Histórico

Em suma, é notório há tempos em casos similares, perdidos por quem pede indenização: a fabricante não pode ser culpada porque a decisão de fumar é de livre arbítrio, e que é periculosidade do produto é amplamente conhecida. Somente no RS 101 ações foram arquivadas. No Paraná, já foram 20 os encerrados.

Ponto Final

É isso mesmo! Ser jornalista ou blogueiro em Cuba é crime.

______________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Publicidade