O começo da noite da quinta, 4, foi de forte tensão na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) após uma tentativa promovida por um grupo de presos. Eles se organizaram na Ala C e pretendiam passar para as alas A, B e C e daí para o regime Semiaberto, em Aparecida de Goiânia. “O serviço de inteligência policial da SSP [Secretaria de Segurança Pública de Goiás] já monitorava a ação dos presos e a tentativa de rebelião foi rapidamente controlada”, informou a assessoria de imprensa do Governo de Goiás.
Oficialmente, foi confirmada uma fuga e o princípio de rebelião não chegou a provocar mortes ou ferimentos nos presos.
A assessoria confirmou, também, que “houve a tentativa de explosão de uma granada e troca de tiros, mas as forças policiais agiram de forma enérgica para conter a situação”.
As armas e munições foram identificadas apesar de ter sido feita uma vistoria geral no estabelecimento prisional na quarta feira, 3.
NOTA-GOVERNO DE GOIÁS
O Governo de Goiás confirma que, no início da noite desta quinta-feira (04/01), houve uma tentativa de invasão de presos da ala C nas alas A, B e D da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
O serviço de inteligência policial da SSP já monitorava a ação dos presos e a tentativa de rebelião foi rapidamente controlada.
Não houve mortes nem feridos. Uma fuga foi registrada.
Houve tentativa de explosão de uma granada e troca de tiros, mas as forças policiais agiram de forma enérgica para conter a situação.
Vale lembrar que uma vistoria foi realizada na unidade na quarta-feira (03/01).
A Polícia Civil já está com as investigações em estágio avançado na apuração dos fatos que ocasionam tumultos no presídio nos últimos dias.
O Governo de Goiás destaca a eficiência do serviço de Inteligência, bem como a ação das forças policiais que conseguiram acabar com o tumulto rapidamente.
Governo do Estado de Goiás