As fortes chuvas que caíram em Goiás desde terça-feira (24) fizeram duas vítimas fatais em Itapuranga e causaram prejuízos em outras cidades. O acidente em Itapuranga aconteceu quando a forte enxurrada fez um carro com cinco pessoas da mesma família cair em um barranco e depois ser levado pela correnteza de um córrego na estrada vicinal que liga Itapuranga ao distrito de São José.
Tudo indica que o carro passava sobre uma ponte pela estrada vicinal quando foi levado pela correnteza que encobria a travessa, e caiu no barranco. Os cinco estavam a caminho de passar o Natal com outros familiares na zona rural de Itapuranga.
Morreram o motorista do veículo, Dayan Teixeira de Rezende, de 35 anos, e a avó dele, Lourdes Martins de Rezende, 84 anos. Os corpos foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros a cerca de 2,5 quilômetros depois do barranco onde o carro caiu.
Também estavam no veículo Ronan de Rezende Souza, Kátia Firmino de Paula e Marli Teixeira de Rezende. As duas mulheres conseguiram sair pelas janelas antes do veículo ser arrastado do barranco para dentro do córrego. Ronan ficou ilhado no local e só foi resgatado depois que as duas buscaram ajuda. Ele foi levado para um hospital sentindo dores em uma perna.
Foi preciso uma corrente humana formada por bombeiros e policiais militares para retirar Ronan do local onde estava porque o local era muito íngreme e escorregadio, além do risco da correnteza.
Os corpos das duas vítimas fatais foram resgatados após cinco horas de buscas e óbito constatado pelo SAMU.
Em Goiânia o temporal levou susto para uma família que teve a casa inundada e também para muitos motoristas e motociclistas que estavam nas ruas durante a tarde e a noite de terça-feira, véspera do Natal. Por sorte, as chuvas só causaram prejuízos e nenhuma vítima fatal.
No Setor Balneário Meia Ponte uma casa foi invadida pelas águas, parte dela desabou e foi preciso resgatar os moradores. Conforme o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam ilhadas no imóvel, felizmente todas as vítimas saíram sem ferimentos, apesar do prejuízo.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um motociclista e sua moto sendo levados pela enxurrada também no Setor Balneário.
Na mesma região da cidade, no Setor Recanto do Bosque, a força da correnteza arrancou pedaços de asfalto e formou crateras em algumas pistas.
Na rua Rb 56, um carro foi parcialmente engolido pela erosão que surgiu durante a chuva.
No setor Brisas da Mata, moradores flagraram quando a enxurrada arrancou placas do asfalto.
Um carro chegou a ser atingido pelos destroços. No mesmo setor, na Avenida Tropical, outro motociclista foi arrastado com a moto.
A previsão meteorológica já indicava os temporais que estão marcando o Natal de 2024. Para o Estado de Goiás, o alerta é para o risco potencial de chuvas intensas, com acumulados de 20 a 40 mm/h e até 60 mm/dia, além de rajadas de vento de até 60 km/h.
A previsão aponta para chuvas em todas as regiões do Estado, de forma irregular, com possibilidade de tempestades, que podem causar transtornos. A orientação é para que a população esteja atenta às condições climáticas e tome precauções para evitar danos durante o período de instabilidade.