Na reunião, foi feito um detalhamento do Programa Nacional de Segurança Pública. Entre os objetivos estão equipar, ainda em 2018, as forças de segurança e defesa e melhorar a coordenação nos estados. De 2019 a 2022, a intenção é aumentar os investimentos no sistema penitenciário, aprimorar a análise de informações e ampliar o patrulhamento de fronteiras.
O presidente Temer pediu um esforço aos governadores para que usem uma verba federal destinada para a construção de penitenciárias nos estados e que não foi utilizada no ano passado. “Essa verba foi ‘redestinada’ neste ano. Tem verba para a construção de 25 penitenciárias e cinco penitenciárias federais. Iria pedir aos senhores que se esforçassem para essa abertura de vagas, porque sabemos que o sistema penitenciário está lotadíssimo. Precisamos tentar desafogar. Mesmo essas 30 penitenciárias não serão suficientes para tanto”, declarou.
Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia defendeu ações conjuntas para enfrentar a insegurança. “Juntos seremos capazes de fazer muito mais, e, separados, será muito mais difícil vencer as agruras que temos passado”, disse.