Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 7 anos atrás

Temer diz que ainda medita sobre a possibilidade de disputar a reeleição

Compartilhar

Publicidade

Dois dias depois de sua ausência ter sido notada em evento de aniversário do governo, Rodrigo Maia (DEM-RJ) encontrou o presidente Michel Temer em almoço na casa do deputado Heráclito Fortes (DEM-PI), na tarde desta quinta-feira (17), em Brasília.

O almoço não constava da agenda das autoridades. De acordo com os organizadores, foi planejado “de última hora”. Ao ser questionado sobre a possibilidade de disputar a reeleição, Temer respondeu apenas que está meditando sobre o assunto.

Publicidade

Depois de participar de um evento no Planalto na manhã desta quinta, Heráclito convidou o presidente para sua tradicional “Quinta-feira sem lei”, como ele batiza os almoços semanais em sua residência, no Lago Sul, área nobre em Brasília.

Publicidade

O título foi dado pelo deputado por ser um momento de descontração entre os políticos, que costumam fazer refeições acompanhadas de vinhos.

O deputado mantém uma adega com rótulos diversos no subsolo da casa. Ele também foi anfitrião de encontros ao longo de 2016, durante os quais foram discutidas as votações que resultaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Publicidade

A reportagem presenciou o momento em que eles faziam suas refeições em mesas vizinhas: Temer sentou-se ao lado do anfitrião e do ministro Moreira Franco, de Minas e Energia. Próximo a eles estavam Maia e os deputados Benito Gama (PTB-BA), Arthur Lira (PP-AL) e Elmar Nascimento (DEM-BA).

Apesar de terem se aproximado em julho de 2016, quando o deputado fluminense assumiu o comando da Câmara, a relação entre os dois anda estremecida. Nos bastidores do Palácio do Planalto são frequentes as queixas de que Maia não ajuda o governo na pauta de votações na Casa.

Já aliados do deputado do DEM afirmam que ele tem evitado parecer próximo a Temer para não ser contagiado por sua alta taxa de rejeição -70% de acordo com última pesquisa Datafolha.

O distanciamento tem como pano de fundo pretensões eleitorais. Maia foi lançado pré-candidato à Presidência da República por sua sigla, e Temer ainda não decidiu se disputará novo mandato à frente do governo. Ao deixar o encontro, ele foi questionado sobre o assunto e respondeu apenas que está meditando.

Temer permaneceu no local por pouco mais de 40 minutos e comeu churrasco antes de voltar para o Palácio do Planalto, onde inaugurou a exposição “Entre a saudade e a Guerra”, que homenageia os combatentes brasileiros na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. (Folhapress) 

{nomultithumb}

Leia mais:

  • MDB vai lançar documento com propostas do partido para as eleições
  • Temer faz balanço e diz que tem muito por fazer até o fim do governo
  • Temer admite que pode desistir da reeleição e apoiar um candidato de centro
Publicidade