A Televisão Brasil Central, conhecida como TBC, afiliada da TV Cultura e vinculada à Agência Brasil Central (ABC) do Governo do Estado de Goiás, terá a transmissão da programação totalmente migrada para o sinal digital HDTV até o final de 2015.
De acordo com o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o desligamento das transmissões analógicas em Goiânia está previsto para 2016.
A emissora já estava com seu parque técnico (Câmeras, switchers, VTs e periféricos de áudio e vídeo) em fase de descontinuidade, embora com três estúdios e áreas destinadas à produção e pós-graduação, ainda faltava atualização tecnológica em praticamente todos os setores da cadeira técnica e criativa.
A empresa Aurin Consultoria de Telecomunicações foi licitada e contratada para conceber o projeto executivo, que incluía não somente os equipamentos envolvidos, sistemas e subsistemas bom como o Layout, acústica, ar, elétrica e humanização dos ambientes.
Após a realização do projeto, a consultoria, em parceria com a Diretoria da ABC, a área de engenharia, administração e assessoria jurídica da TBC, produziu o Termo de Referência que deu origem ao certame, vencida pela AD-DIGITAL.
Segundo a emissora, o principal critério adotado para a avaliação técnica das soluções apresentadas foi a compatibilidade a fim de se assegurar a interoperabilidade entre os sistemas e subsistemas do fluxo de produção e exibição. Também cabia à empresa vencedora, a capacidade na prestação de serviços de instalação, do cabeamento e a integração dos hardwares e softwares especificados no edital.
Ainda segundo a TBC, todo o espaço físico da emissora foi adaptado para atender às necessidades de um TV digital. Nessa reforma as instalações elétricas, acústicas e também o sistema de refrigeração foram refeitos para que se adequem às exigências de uma emissora HD cujo projeto levou seis meses, depois de concluída a reforma.