O técnico José Taveira, que comandava o Detran, assumiu na tarde desta sexta-feira, 20, a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás como parte de uma missão política ampla e definida: a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB).
Taveira substitui Simão Cirineu, que ocupará uma secretaria extraordinária com atuação em Brasília.
A decisão do governador atende a um recorrente pedido dos deputados tucanos, que cobram uma reforma administrativa até o fim de 2013, e intensifica o clima eleitoral.
Nas últimas semanas, Marconi Perillo tem dado mostras de que sua pré-campanha está a todo vapor. O tucano tem visitado municípios do interior e investido em articulações e parcerias políticas, inclusive com adversários.
A escolha do novo secretário entra no rol de investimentos para 2014. O intuito é azeitar as contas do governo para o “ano das obras”, como o próprio governador denominou.
Experimentado no setor financeiro e na lida com a máquina pública, José Taveira tem como principal desafio enquadrar as contas do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e fazer o caixa funcionar no positivo.
O objetivo central da Sefaz, segundo o novo secretário, é “aumentar a receita e diminuir as despesas”. Tarefa similar a realizada por ele à frente do Ipasgo e do Detran, resguardadas as devidas proporções.
O nome de José Taveira é cotado desde o início da atual administração. No início deste ano, quando Cirineu comunicou ao governador que queria voltar a Brasília para cuidar de questões familiares, a especulação ganhou corpo.
A presidência do Detran ficará, interinamente, sob o comando do coronel Sebastião Vaz.
O governo passará por mais mudanças. A tendência é que de agora até o início do ano elas se concretizem aos poucos. Secretários e dirigentes que querem ser candidato ano que vem estão de malas prontas, aguardando apenas o momento de sair, o que vai ser definido pelo próprio governador.
Avaliação unânime: Marconi Perillo apenas começou a campanha. Depois de um período nas cordas, ele está em ação, no ataque.