Após o processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser transferido pela Justiça de São Paulo para a 13ª Vara Federal em Curitiba, a defesa de Lula entrou com recurso que questiona a competência do juiz federal Sérgio Moro.
Com isso, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do recurso nesta terça-feira (15). No entanto, a sessão foi suspensa. Por unanimidade, a turma entendeu que o julgamento só poderá ocorrer depois que Sérgio Moro e a Justiça Paulista decidirem o conflito de competência para julgar a denúncia.
Lula foi denunciado por lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultação de patrimônio, e falsidade ideológica. Também foram denunciados a esposa de Lula, Marisa Letícia, e o filho Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.
A defesa do ex-presidente alega que os fatos não estão relacionados com as investigações da Lava Jato em Curitiba porque os imóveis são registrados em São Paulo e não são de propriedade de Lula, além de não existir competência da União para atuar no caso.
Com informações da Agência Brasil