Um homem foi preso na última quinta-feira (18), em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, suspeito de aplicar golpes utilizando dados de servidores públicos federais. Além da prisão preventiva, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele.
Segundo investigação da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), a investigação começou há cerca de dois meses, após denúncia de professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Eles relataram à polícia que seus dados haviam sido utilizados indevidamente para a abertura de contas bancárias, contratação de empréstimos, realização de compras e até mesmo a portabilidade de seus salários para essas contas fraudulentas.
Na operação de quinta-feira, intitulada de Data Saving, os policiais apreenderam documentos que, conforma a Deic, comprovam a participação do suspeito nas fraudes. Segundo a Polícia Civil, pelo menos mais oito servidores públicos federais, lotados em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, foram vítimas do homem.
A suspeita da Deic é de que o ele obteve os dados dos servidores a partir do acesso a informações do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigep), do governo federal. As investigações continuam a fim de serem localizadas outras vítimas. A polícia também apura se ele fazia parte de algum grupo criminoso.