No próximo dia 3 de janeiro, suplentes de deputados estaduais assumirão o cargo no lugar de parlamentares se candidatam ao cargo de prefeito e venceram o pleito nas eleições municipais de outubro.
Oposição
Na oposição, a maior mudança será no PMDB, três atuais deputados deixam o cargo, mas o partido ficará com uma vaga a menos no legislativo estadual. Renunciarão os mandatos de deputado: Adib Elias que venceu as eleições em Catalão, Ernesto Roller, em Formosa e Renato de Castro, em Goianésia.
Para a vaga de Adib assume o 1º suplente do PMDB, Wagner Siqueira (Waguinho). Na vaga de Ernesto Roller ainda há dúvidas. O 2º suplente do partido é o vereador por Goiânia, Clécio Alves, que é um dos candidatos a presidente da Câmara Municipal. Em caso de derrota na eleição diretiva do legislativo da capital, há a possibilidade de assumir o mandato.
Caso Clécio permaneça na Câmara Municipal, já que foi reeleito para mais um mandato, quem assume a vaga de Roller é o 3º suplente, Lívio Luciano.
No lugar de Renato de Castro, ocupará vaga o ex-deputado Karlos Cabral. Os dois no pleito de 2014, estavam no PT. Renato foi para o PMDB e Cabral para o PDT. O direito dos suplentes é garantido pelas coligações celebradas no último pleito e não baseado nos atuais partidos.
Base aliada
Zé Antônio (PTB) renuncia ao cargo de deputado estadual para assumir a Prefeitura de Itumbiara, no Sul do Estado. Desta forma, o 2º suplente do PSDB, Daniel Messac será efetivado. Ele integrou a coligação PSDB/PP/PR/PSD/PTB. Messac já está no exercício do mandato desde o início de dezembro, em razão de renúncia do deputado Valcenôr Braz (PTB) para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Recentes mudanças
Lêda Borges (PSDB) volta no início do ano a Assembleia Legislativa para ocupar cargo de deputada. Ela está licenciada, pois ainda ocupa a Secretaria de Cidadania.
Nesta semana, Jefferson Rodrigues (PRB), assumiu mandato no lugar de Santana Gomes (PSL). A posse se deu após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de computar os votos de Gil Tavares no pleito de 2014, recalculando o quociente eleitoral. Gil Tavares assume a prefeitura de Nerópolis, o que colocou o então suplente Jefferson Rodrigues na lista de eleitos e empossados.
Com esta decisão, Santana Gomes perdeu a vaga, passando a ser o primeiro suplente. Se cogita a possibilidade do deputado Lucas Calil assumir alguma secretaria extraordinária para abrir vaga a Santana.
Com informações da Agência Assembleia de Notícias