Publicidade
| Em 2 anos atrás

Superávit da Petrobras tem que trazer benefício ao país, diz ex-vice-presidente da Fiesp

Compartilhar

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e ex-vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jose Ricardo Roriz Coelho disse ao programa DG Entrevista que o superávit da Petrobras “tem que trazer um benefício não só para a empresa”, mas também “para o país”.

De acordo com o empresário, que é goiano e fez carreira nacional, é importante promover essa discussão “em torno do superávit na produção petróleo” para “pacificar o tema”. Ele argumenta que a Petrobras obteve vantagens ao longo de sua história, o que “tem que ser dividido com a sociedade brasileira.”

Publicidade

Em relação à proposta que limita o ICMS dos combustíveis, José Ricardo acredita ser uma boa ideia, já que, “na maioria dos produtos, o ICMS é de 18%” e o aumento da arrecadação por meio dos combustíveis “muitas vezes não vai para aumentar a competitividade do Estado”, e sim, “para aumentar salário de funcionalismo ou alguma coisa que não tem retorno imediato”.

Publicidade

José Ricardo também lamentou a “desindustrialização precoce” no país. “A indústria lá de fora cresceu muito mais do que aqui. Isso é ruim. Porque é a indústria que cria os empregos de mais qualidade e mais investe em pesquisa e desenvolvimento”, afirmou.

Publicidade

Na entrevista, o presidente da Abiplast e ex-vice-presidente da Fiesp comentou, ainda, sobre a deterioração da imagem do Brasil no exterior e elencou pontos positivos e negativos da política econômica desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja a íntegra no vídeo abaixo:

Publicidade
Publicidade
Tags: Petrobras