A Federação Sueca de Futebol colocou fim às especulações e anunciou, por meio de um comunicado oficial nesta quinta-feira (26), que o atacante Zlatan Ibrahimovic não jogará a Copa do Mundo da Rússia pelo país.
Apesar de o próprio atacante recentemente ter insinuado que poderia participar, o presidente da federação, Lars Richt, disse que uma conversa encerrou qualquer possibilidade.
“Zlatan Ibrahimovic disse antes que não jogaria mais pela seleção -e ele não mudou de ideia. Falei com o Zlatan na terça-feira [24]. Ele me disse que não mudou de ideia em relação ao time nacional -ainda é um não”, disse o presidente Lars Richt.
“Zlatan Ibrahimovic é, portanto, pela mesma razão das últimas convocações para seleções, um não candidato para a convocação para Copa do Mundo, que o técnico Janne Andersson apresentará em 15 de maio” completou.
Fora da seleção sueca desde a Eurocopa 2016, Ibrahimovic criou o próprio boato de uma convocação para a Copa do Mundo. Em entrevista recente a uma emissora de televisão dos Estados Unidos, o centroavante do Los Angeles Galaxy brincou sobre a perda de status da competição sem a sua presença.
“Um Mundial sem mim não seria um Mundial”, disse, em conversa no programa Jimmy Kimmel, um dos principais da televisão americana.
A declaração criou a expectativa por um possível retorno de Ibrahimovic para a Copa do Mundo. Em entrevista na última terça-feira, o técnico Janne Andersson já havia indicado que não levaria Ibrahimovic para o Mundial e lembrou que partiu do atacante o pedido de aposentadoria da seleção.
Os próprios jogadores da seleção sueca cobraram uma definição sobre o assunto.