O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quarta-feira (13) tornar públicos os resultados dos exames do presidente Jair Bolsonaro em relação ao novo coronavírus. A resposta de Lewandowski atende pedido feito pelo Jornal ‘O Estado de S. Paulo’ quanto ao acesso aos exames.
Bolsonaro fez exames para a covid-19 e tem afirmado que testou negativo. No entanto, ele se recusa a mostrar os exames. Na noite desta terça, a Advocacia-Geral da União (AGU) entregou os laudos dos exames ao ministro. Segundo a AGU, o teste resultou negativo.
O caso chegou até o STF depois que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a obrigatoriedade do presidente tornar o resultado de seus exames públicos.
Em recurso no Supremo, o jornal argumentou então que a liberdade de imprensa também pressupõe não haver obstáculos para a obtenção de documentos que sejam de interesse público.
Lewandowski determinou que seja dada ampla publicidade aos exames. Os documentos devem ser divulgados pelo STF ainda nesta quarta-feira.