Os três primeiros meses deste ano registraram menos furtos e roubos de veículos e de estabelecimentos comerciais em todo o Estado, segundo o Observatório da Segurança da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. De acordo com o órgão, também caiu o número de ocorrências de roubo a pedestres. O estudo divulgado ontem (9), aponta, ainda, que houve um volume menor nos roubos em geral. O comparativo é com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o órgão, a principal queda é em relação aos roubos e furtos a estabelecimentos comerciais, seguindo uma tendência do último semestre do ano passado. Segundo o estudo, a queda registrada foi de 21% no número de roubo e de 24% no de furtos no comércio. Em números absolutos, a queda significa 372 ocorrências a menos de roubo e 507 de furtos em Goiás, neste período. Somente na capital, foram 199 registros a menos de roubo e 285 a menos de furtos a estabelecimentos comerciais.
Nas ocorrências envolvendo veículos, que incluem carros de passeio, utilitários, caminhões e motos, a redução no número de roubos foi de 14,8%, enquanto a de furtos foi 8,5% menor. Em Goiânia, a queda foi ainda maior. Os registros de roubo tiveram queda de 26%, e os de furto, 23%. Em números absolutos, na capital, foram roubados 432 veículos a menos, e 171 furtos, em relação primeiro trimestre do ano passado.
Em relação aos crimes contra pedestres, no Estado a queda foi de 5,8%, já na capital foi de 12,2%.
Ainda neste período, a quantidade de armas apreendidas foi de 893 no Estado, e 305 em Goiânia. O número da capital é 58,8% maior que o primeiro trimestre de 2014. O número de foragidos recapturados também subiu 17,4%, chegando a 1.366 no Estado e 515 em Goiânia.