Neste mês de julho de 2017 uma festa infantil foi palco de um ato de solidariedade. O aniversário de cinco anos do pequeno Paulo César foi diferente.
A festa foi em prol de crianças carentes com leucemia que fazem tratamento no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, assim como o aniversariante, que enfrenta essa luta.
A mãe de Paulo César, Juliana Evangelista Brasileiro, destacou que o presente, tradicional em aniversários infantis, foi substituído pela contribuição no convite individual, no custo de R$ 80. Todo o valor arrecadado será doado para as famílias das crianças em tratamento.
Juliana Evangelista Brasileiro, destacou que cerca de 25 empresas apoiaram a ideia e se tornaram parceiras na realização da festa.
A rede de solidariedade alcançou parceiros como a Casa X, a panificadora Della, a Brigaderia das Meninas e a BZ Filmes.
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1407755185984433%2F&show_text=1&width=720″ width=”480″ height=”458″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true”></iframe>
{/source}
Leucemia
É o câncer das células brancas do sangue (leucócitos), que começa na medula óssea. Na maioria dos casos, a leucemia invade o sangue muito rapidamente, podendo se espalhar para outros órgãos, como gânglios linfáticos, baço, fígado e sistema nervoso central. Alguns cânceres infantis, como neuroblastoma ou o Tumor de Wilms, começam em outros órgãos e podem se disseminar para a medula óssea, mas esses tipos de câncer não são leucemia.
Desenvolvimento da Leucemia
Qualquer uma das células da medula óssea pode se transformar em uma célula leucêmica. Quando isso acontece essas células não passam pelo processo normal de maturação. As células leucêmicas podem se reproduzir rapidamente e não morrem quando deveriam. Elas sobrevivem e se desenvolvem na medula óssea. Com o tempo, essas células chegam à corrente sanguínea e se disseminam para outros órgãos.
Hospital Araújo Jorge
O Hospital Araújo Jorge (HAJ) é uma unidade de saúde privada e filantrópica, atendendo em média 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O HAJ atende pacientes de todas as idades, oferecendo tratamento para todos os tipos de câncer com os mais modernos recursos da atualidade. O Hospital Araújo Jorge atende por mês cerca de 30.000 pacientes de todas as idades; possui 166 leitos e realiza, em média, 83.000 procedimentos mensais, entre consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, exames anátomo-patológicos, citológicos e exames de patologia clínica, entre outros serviços oferecidos.