O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSOL, Flávio Sofiati, promete construir um hospital municipal para suprir a carência de leitos de UTIs em Goiânia. O prefeitável espera diminuir os investimentos da Saúde em leitos de hospitais privados. Ele não informou qual será a fonte de recursos para construção da unidade.
“Isso é drenagem de dinheiro para o setor privado. Não podemos aceitar. Temos que pensar numa política de médio e longo prazo. Precisamos construir um hospital municipal urgente, é dinheiro que vamos gastar, é caro, mas a gente tem que ter compromisso com o dinheiro público, pois hoje basicamente os leitos são privados, se a gente continuar contratando serviços privados, não vamos melhorar a Saúde e vamos continuar dando dinheiro para o setor privado”, afirmou Sofiati.
O prefeitável destacou que caso eleito, logo nos primeiros meses fará uma avaliação para saber o que pode diminuir de recursos em leitos privados, para iniciar a construção do hospital municipal.
“Vamos buscar recursos onde tiver para construir um hospital. A gente pode começar com um hospital pequeno e depois ir aumentando. Começar com 100 leitos, 200 leitos e ir aumentando. A proposta de ir diminuindo o investimento no setor privado e aumentando no setor público. Vai depender do tamanho, por isso que a gente vai começar com pouco. No primeiro semestre da gestão vamos ter ver o que está comprometido com o setor privado para depois irmos construindo”, destacou.
Prevenção
Flávio Sofiati disse ainda que pretende investir em política de prevenção de Saúde. Ele entende que é preciso dar atenção básica nas diferentes regiões de Goiânia.
“O foco fundamental é um método de trabalho para evitar ao máximo a drenagem de dinheiro público para a iniciativa privada. Nosso compromisso é com o SUS. Significa repensar na forma de gestão da Saúde. Temos que pensar na prevenção a médio e longo prazo nas diferentes regiões de Goiânia. Nesta perspectiva entendemos que é mais barato investir na prevenção do que na correção do problema”, afirmou.
Leia mais sobre propostas dos candidatos na área da Saúde
Vanderlan promete totalizar a cobertura do Saúde da Família em Goiânia
Djalma propõe reforma de todos os CAIS e CIAMS de Goiânia
Delegado Waldir promete construção de hospitais do Idoso e de Ortopedia
Adriana Accorsi promete fortalecer políticas de Saúde Preventiva em Goiânia
Iris afirma que não tem culpa por problemas na Saúde Pública de Goiânia
.