Um homem que veio de Manaus para tratamento contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia veio a óbito na manhã desta terça-feira (27/01). Ele tinha aproximadamente 58 anos e possuía quadro prévio de hipertensão além de comorbidades, de acordo com o diretor de avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia, Luciano de Moura. “É um paciente que desde que chegou já foi encaminhado para a UTI e já vem em um processo de agravamento nos últimos dias que infelizmente vem a óbito no dia de hoje”, afirmou em entrevista à Live do DG na manhã desta quarta-feira (27/01).
Além dele, outros dois pacientes já haviam ido à óbito nesses últimos dois dias entre segunda-feira (25) e terça-feira (26). A boa notícia é que também na manhã desta quarta-feira (27) outras quatro pessoas que vieram de Manaus receberam alta e venceram à covid-19. “Felizmente esses pacientes foram submetidos à toda a terapia e receberam alta na manhã de hoje. Eles saíram totalmente sem uso de oxigênio e estabilizados. Com suas vidas salvas para seguirem seu caminho normalmente”, destacou.
Ainda no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia há outros sete pacientes. Quatro estão em estado grave na UTI e possuem “fator de risco maior” por já terem comorbidades. “O que aumenta a possibilidade de piora”, destacou.
Outros três pacientes estão na enfermaria com tendência a receberem alta. “[Eles] estão em processo que a gente chama de ‘desmame’ do oxigênio com a diminuição gradual do fluxo de oxigênio que é ofertado para esses pacientes para que consigam respirar sem ajuda do oxigênio. Estamos nesse processo acreditando que nos próximos dias também vamos dar alta para esses três”, concluiu.
Veja na íntegra a Live do DG com Luciano de Moura: