Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Sob orientação de Marconi, UEG inaugura Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal

Compartilhar

Com a nova orientação dada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) para que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) invista em cursos e ações voltados para fortalecer as características econômicas específicas, as peculiaridades e aptidões de cada região, o Campus São Luís de Montes Belos, inaugurará nesta quinta-feira (16), o Centro Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec). Com investimento de R$ 2 milhões, em estrutura, equipamentos e material, o Biotec foi construído pela UEG, em parceria com Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e o Arranjo Produtivo Local (APL) Lacteo, da microrregião de São Luís de Montes Belos.

O novo laboratório vai realizar coleta, processamento e avaliações de sêmen de ovinos, bovinos e equinos, e atuar como instrumento de pesquisa, ensino e extensão da UEG na formação e capacitação de recursos humanos técnicos. O laboratório também vai atender os produtores de todo o Estado, em especial da microrregião do Vale do Araguaia.

Publicidade

Com as análises do Biotec será possível melhorar a taxa de fertilidade dos três rebanhos, propiciando animais de melhor qualidade genética, por meio da inseminação artificial e da produção in vitro de embriões.

Publicidade

Altos valores

O Bioec também vai produzir embriões in vitro, que serão oferecidos a custo subsidiado aos pequenos produtores, que hoje não têm condições de arcar com os altos valores. “Trata-se de uma tecnologia ainda não muito difundida para os pequenos produtores rurais”, observa o coordenador do laboratório, Klayto José Gonçalves dos Santos, que também é professor do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da UEG. Para se ter uma ideia, uma prenhez de embrião hoje pode custar entre 600 reais e 1.000 reais.

Publicidade

Dessa forma, o laboratório facilitará o acesso desses pequenos produtores a embriões com genética superior. Consequentemente, produzirá animais adaptados e mais produtivos, tanto de corte quanto de leite.

Com o Biotec, a Universidade cumpre com seu papel de fomentador do desenvolvimento tecnológico, econômico e social, dentro das premissas de inovação tecnológica do Governo de Goiás, em programas como o Goiás Mais Competitivo e Goiás Inovador.

Publicidade
Publicidade