É comum vermos irregularidades nos arredores da Rua 44 no Setor Norte Ferroviário em Goiânia, por exemplo, comerciantes no meio das calçadas e até mesmo invadindo ruas. A Secretaria Municipal de Trânsito em parcerias com outras áreas da prefeitura pretende intensificar fiscalização para coibir irregularidades na região.
“O pedestre não é respeitado, é a parte mais frágil do trânsito. Ele infelizmente não é respeitado, pois alguns de forma irresponsável ocupar as calçadas com seus veículos, parar em local proibido. Alguns ambulantes usam a calçada e avenida como extensão do seu comércio para fazer a venda de produtos. Estamos presentes diariamente na região da 44, SMT, Guarda Municipal, Secretaria de Planejamento na área da fiscalização, fazendo a apreensão de produtos irregulares, pedindo para que aqueles que estão com produtos na ruas, coloquem de volta nos estabelecimentos, desocupando e desobstruindo a via”, destaca o secretário de Trânsito, Andrey Azeredo.
Para o secretário a solução na Rua 44 não depende apenas do poder público, mas depende de conscientização de comerciantes e clientes da região. Ele afirma que a secretaria vem fazendo trabalho permanente nos arredores da Rodoviária de Goiânia.
“A SMT em especial das 6 da manhã até o final do dia, todos os dias está presente, principalmente nos fins de semana, pois alguns motoristas de ônibus de outras cidades que vem para trazer passageiros para comprar insistem parar em local irregular. A solução da 44 passa pela conscientização de todos, seja comerciante, ambulantes, pedestres, compradores. Se não respeitarmos as leis, teremos problemas”, argumenta o secretário.