A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) realiza ação de combate à dengue na cidade com vistoria em mais de 10 mil imóveis do município. A ação de 7 dias de visitas abrange bairros com maior número de casos notificados de dengue, entre eles o setor Buriti Sereno.
A força-tarefa iniciou no dia 11 de março e vai até o dia 18, percorrendo os bairros Jardim Buriti Sereno I, II, III e IV, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança I. Até o momento, neste ano, 4.352 casos de dengue foram notificados no município.
A equipe de mobilização envolve mais de 65 profissionais, seja vasculhando as ruas a pé ou com o uso de 5 veículos utilitários e 12 motocicletas. A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, explica que a vigilância acontece em horários determinados e promove a conscientização de moradores e comerciantes. “Nossa Vigilância Ambiental está fazendo visitas domiciliares, ações educativas e recolhendo pneus descartados incorretamente das 8h às 16h. Esse esforço concentrado conta com o apoio de moradores e comerciantes socialmente responsáveis”, destaca.
Atuando para evitar o surgimento e destruir criadouros já existentes do mosquito Aedes aegypti, as equipes da SMS também fazem a destinação sustentável das carcaças de pneus descartadas ou armazenadas incorretamente nas borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios. O material é encaminhado para a empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda.
A coordenadora de Vigilância Ambiental, Deizy Clébia Fernandes Gomes, ressalta que a população é grande aliada no enfrentamento contra o vetor dos vírus. Ela conta que, até esta quinta-feira (16 ), do total de imóveis visitados, 79,5% foram trabalhados, 20,45% estavam fechados e foram encontrados focos em 2,15%. “O trabalho segue intenso e temos coletado mais de mil carcaças de pneus todo dia. Não é exagero dizer que, rodando pelos bairros, a cada 600 metros encontramos algum pneu jogado fora incorretamente”, ressalta a coordenadora.
Os moradores e comerciantes podem colaborar ligando no 3545-4819 e fazendo a solicitação de visitas dos agentes em imóveis ou terrenos.