A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (13), uma mobilização para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o autismo. O evento “Autismo em Ação! Segunda Caminhada de Conscientização do Autismo – Abril Azul – Mais Informação, Menos Preconceito”, reuniu mais de duzentas pessoas no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping.

Neste mês, no dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Baseado nisso, a iniciativa teve o objetivo de fortalecer a integração entre profissionais, pacientes e familiares com foco na conscientização e no diálogo para derrubar preconceitos e valorizar a vida humana, suas facetas, particularidades e vivências.

Publicidade

Na mobilização, além da tradicional caminhada com cartazes e com os participantes emanando palavras de ordem contra o preconceito e por mais inclusão, também foram oferecidas atividades educativas, terapêuticas e recreativas. Teve auricoloterapia e barras de access na Tenda de Cuidados com Práticas Integrativas e Complementares, roda de capoeira com o Mestre Jagunço e confecção de Carteiras de Autistas na Tenda de Direitos, bem como distribuição de cartilhas, jogos, pinturas, atividades lúdicas e oficinas na Tenda de Interação e exposição e venda de produtos artesanais feitos por usuários e familiares na Tenda de Economia Solidária.

Publicidade

Atendimento em Aparecida

A SMS Aparecida realiza atendimento de crianças e adolescentes autistas. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi) faz o acolhimento inicial na rede, sem necessidade de encaminhamento. Os interessados em buscar atendimento ou tirar dúvidas podem ligar no número 3545-7006 para receber orientações.

Publicidade

A coordenadora do CAPSi Alegria, Eurides Santos Pinho, explicou como é feito o procedimento para atendimento, após o contato das famílias. “Marcaremos uma avaliação e faremos o acolhimento para identificar as demandas, a proposta de tratamento e o acompanhamento familiar, que é imprescindível para o sucesso e a evolução positiva do caso”, ressaltou a coordenadora.

Publicidade