Por Camilo Rocha São Paulo, 12 (AE) – As acaloradas discussões nas redes sociais sobre a votação da maioridade penal no Congresso Nacional foram a inspiração para os desenvolvedores Andryw Marques, Nazareno de Andrade e João Arthur criarem o site ‘Quem Me Representa?’ Na ferramenta, o eleitor informa sua posição sobre diversos tópicos, do financiamento privado ao fim da reeleição (pode também colocar “não sei”).

A partir das escolhas, o algoritmo do site elenca os nomes dos deputados de acordo com o quanto estão alinhados com as opiniões do usuário, colocando ao lado de cada nome uma porcentagem de “compatibilidade”.

Publicidade

É possível filtrar os resultados de acordo com os estados ou partidos dos congressistas. Os pesquisadores criaram o projeto durante o 3º Hackfest Analytics, promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O mesmo time foi o responsável pelo infográfico ‘House of Cunha’, um quem é quem da Câmara.

Publicidade

Os dados do ‘Quem Me Representa?’ foram extraídos do site da Câmara. Embora disponíveis a qualquer pessoa, estão espalhados pelas páginas das sessões e votações. A ideia da ferramenta é “simplificar” essas informações. Marques quer que as pessoas discutam política “com base em dados e não achismos”.

Publicidade

“Conheço gente que se surpreendeu com posições do seu deputado”, diz. O ‘Quem Me Representa?’ só está disponível em versão para web. Os desenvolvedores estudam criar um app para celular, mas ainda sem previsão de lançamento

(Estadão Conteúdo)

Publicidade
Publicidade