O sistema de monitoramento implantado em Aparecida de Goiânia pelo projeto Cidade Inteligente será modelo para a cidade de Itabira, interior de Minas Gerais. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, esteve em Aparecida para conhecer a estrutura e funcionalidade do projeto, nesta sexta-feira (21).
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hans Miller, apresentaram toda a estrutura do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) a Lage. O CIT é onde os agentes de diferentes forças de segurança trabalham em conjunto no monitoramento em tempo real da cidade.
Marco Antônio reconheceu a importância da estrutura na redução dos índices de criminalidade da cidade. Além de garantir a segurança das vias, o videomonitoramento auxilia na identificação de foragidos da justiça e na localização de veículos roubados.
“Explicamos ao prefeito Marco Antônio como foi implantado o projeto Cidade Inteligente em Aparecida e como ele funciona. Mostramos, por exemplo, vários casos em que nossa Guarda Municipal conseguiu, através das câmeras, evitar furtos em escolas”, disse Vilmar Mariano sobre o encontro.
As câmeras do sistema, batizadas de Olhos de Águia, têm alta resolução com capacidade de alcance de até dois mil metros. Somente na fase inicial do projeto, foram instalados mais de 700 quilômetros de fibra óptica na cidade.