A nova vacina contra a Dengue, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, estará disponível nos laboratórios e clínicas de Goiânia ainda esta semana. De acordo com o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), a Qdenga (TAK-003) é a primeira vacina válida para quem nunca entrou em contato com o vírus da Dengue.
A Qdenga (TAK-003) protege contra os tipos 1, 2, 3 e 4 da doença. A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, sendo 2 doses com 3 meses de intervalo. O valor final da vacina ainda não foi definido, e dependerá do contrato de compra das doses com o fornecedor.
Neste primeiro momento, a vacinação será aplicada apenas na rede privada, como clínicas e laboratórios com habilitação para vacinação. Inicialmente, os planos de saúde também não realizam a cobertura para aplicação do imunizante.
A presidente do Sindilabs, Christiane do Valle, recomenda a vacinação para prevenir casos graves da doença. “Em 2023, até maio, já foram registrados mais de 800 mil casos de dengue no Brasil. Embora muitas vezes sejam casos leves, a doença pode evoluir para sua forma grave e pode acometer desde o bebê até o idoso, por isso é tão importante a prevenção, e estamos buscando o quanto antes as doses para atender os laboratórios em Goiânia”, ressalta.