Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Sindicatos denunciam contratação de empresa irregular pela Enel

Compartilhar

Os Sindicatos dos Vigilantes do Estado de Goiás (SEESVIG) e dos Vigilantes de Goiânia (SINDVIG) divulgaram nota nesta quinta-feira (19) para denunciar que a Enel, empresa que faz a distribuição de energia elétrica em Goiás, pretende contratar uma empresa de vigilância irregular.

De acordo com os Sindicatos, a Graber Segurança não cumpre a convenção coletiva da categoria, o que resulta em lesão dos direitos básicos dos trabalhadores. A empresa foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelos sindicatos na última segunda-feira (16).

Publicidade

A Enel também já foi notificada pelas entidades. No entanto, a contratação da empresa por parte da Enel está próxima de ser formalizada e poderá afetar o trabalho de 200 profissionais. “Os contratos são diários pedindo ação do Sindicato por medo de serem contratados pela Graber”, informou o presidente do SEESVIG, Tomé da Conceição.

Publicidade

Conforme a entidade, funcionários também formalizaram uma denúncia em relação à Graber, alegando que a empresa não paga o adicional noturno, a hora intrajornada e de benefício social corretamente, entre outros.

Publicidade

“Os trabalhadores estão perdendo quase 20% do salário em benefícios não pagos corretamente pela contratante”, ressaltou o presidente do SINDVIG, Esli Geremias Feitosa.

Os Sindicatos também solicitaram uma série de documentos da Graber para gerar as certidões de regularidade, mas, segundo as entidades, os documentos ainda não foram apresentados.

Publicidade

Outro lado

O Diário de Goiás não conseguiu contato com os responsáveis pela Graber. Por nota, a Enel esclareceu que faz a contratação das empresas prestadoras de serviço por meio de licitação.

Veja nota na íntegra:

Enel Distribuição Goiás esclarece que realiza a contratação das empresas prestadoras de serviços por meio de licitação. A companhia informa ainda que está em processo de contratação da nova empresa de vigilância.

Publicidade