Anápolis comemora no próximo sábado (31) 114 anos de emancipação política. Neste ano, o município volta a comemorar a data com o ArraiAna, depois de um ano de cancelamento da festa. O evento, no entanto, será virtual.

O momento epidemiológico ainda não permite a retomada dos shows, então os anapolinos terão que curtir as apresentações de casa. O Arraiana Live terá shows dos artistas Israel e Rodolffo, Maiara e Maraisa e Tierry, participação especial de Kleo Dibah e apresentação do Cuiabano Lima e do ex-BBB Caio Afiune.

Publicidade

O evento também terá caráter social, e a população pode ajudar famílias em vulnerabilidade doando valores para compra de alimentos não perecíveis. As apresentações podem ser acompanhadas pelas redes sociais da prefeitura.

Publicidade

Nesta semana, a prefeitura também programou inaugurações pela cidade para comemorar o aniversário de 114 anos. Primeiro, nesta terça-feira (27), às 19h30, no Teatro São Francisco, ocorre a cerimônia de entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos – maior honraria ofertada pelo poder executivo para cidadãos que, direta ou indiretamente, tenham prestado serviços relevantes para a cidade.

Publicidade

Obras de pavimentação asfáltica serão entregues na quarta-feira (28), no Jardim Promissão, às 9h, e no Polocentro, às 15h. A quinta-feira (29) tem na agenda a inauguração do Centro Dia do Idoso Vilma Rodrigues, na Vila Esperança. O local vai oferecer atendimento e cuidado a idosos em situação de vulnerabilidade social, acima de 60 anos, enquanto seus cuidadores estão em horário de trabalho. Mais tarde, ocorre a entrega da reforma da Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva, no Jardim Gonçalves.

Na sexta-feira (30), o município inaugura a obra do Centro de Formação Profissional (Cenfor) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ambos no Filostro Machado.

Publicidade

A tradicional Minimaratona, mais uma vez, é virtual. Os participantes têm até quarta-feira (29) para percorrer um dos quatro trajetos definidos pela prefeitura. Os tempos são computados pelo aplicativo Strava, que deve ser acionado no momento da largada para registro da quilometragem. A entrega de medalhas acontecerá no dia do aniversário da cidade, 31 de julho, pela manhã, no Ginásio Internacional Newton de Faria, em formato drive-thru.

Agenda começou no dia 15

Os eventos programados para a comemoração, com obras e assinaturas de contratos e memorandos importantes para a economia de Anápolis, começaram no dia 15 de julho. Nesse dia a cidade teve a confirmação de que será sede do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, no Centro de Convenções. A expectativa é de que R$ 60 bilhões sejam investidos em 30 anos.

No dia 20, a prefeitura anunciou a construção do novo Centro Administrativo no prédio abandonado da Câmara Municipal, na Praça 31 de Julho.

A programação na semana passada também teve entregas de quadras poliesportivas em escolas da rede municipal e de um Cmei na Vila São Vicente. Também foi inaugurado o asfalto ligando a região da Grande Jaiara ao povoado de Miranópolis, que abriga diversos seminários, conventos e estabelecimentos religiosos.

A prefeitura também anunciou, na última sexta-feira (23), a construção do Parque Linear da Avenida Brasil, na Boa Vista. O local de 750 metros em linha reta vai contar com quadras poliesportivas e de areia, academias, ciclovias e playground.

Data marca elevação de vila a cidade

Foi em 31 de julho de 1907 que a então Vila de Santana das Antas foi elevada à categoria de cidade por um decreto-lei do então presidente de Goiás, Miguel da Rocha Lima.

A fundação do que hoje é Anápolis data, de fato, de 6 de agosto de 1873, quando nasceu a freguesia de Sant´Anna das Antas, no local onde já havia o povoado homônimo.

As estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população anapolina em 2020 são de 391.772 habitantes, o que faz do município o terceiro mais populoso de Goiás, atrás de Goiânia de Aparecida de Goiânia. O PIB só não é maior que o da capital.

De acordo com o IBGE, há 10.265 empresas e 10.758 unidades locais instaladas na cidade. São mais de 1 mil indústrias de transformação e mais de 4,2 mil estabelecimentos comerciais.

A banana é o principal produto da agricultura, com 32.551 cachos produzidos em 2019. A criação de galináceos também é destaque em Anápolis. São mais de 921 mil animais.

Veja os dados

Publicidade