Categorias: Cidades

Show no Centro de Goiânia celebra Dia da Consciência Negra

Um show com artistas locais de rap,como Luz Negra e Mano BL, samba e do nacionalmente renomado rapper GOG, no Centro de Goiânia, marca a comemoração do Dia da Consciência Negra nesta quarta-feira (20), na capital.

A programação terá início às 18h. Além da música, haverá espetáculos com poesia e palestras para que as pessoas se conscientizem sobre o tema. O próprio GOG, conforme informa o secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Filemon Pereira, será um dos palestrantes. “Ele é um militante e, além do show, fará uma palestra sobre a importância do dia, racismo e questões ligadas à data”, destacou.

O secretário comemorou a realização do evento pelo terceiro ano consecutivo. Segundo Pereira, o show do Dia da Consciência Negra tem se tornado uma tradição na capital e é importante no processo de combate às práticas de discriminação

“Precisamos nos lembrar da força deles para a nossa história e continuar trabalhando para a sua inserção na sociedade brasileira. Nossas políticas públicas aqui em Goiânia estão ativas e presentes para apoiar todas as ações neste sentido”, afirmou.

Filemon Pereira também informou que, além do show, a Prefeitura de Goiânia mantém uma agenda intensa de ações afirmativas nas escolas públicas. “Com a estrutura da secretaria e junto com os professores, temos rodas de palestras e debates nas escolas estaduais e municipais sobre esta temática”, disse.

Conforme o secretário, a política de ações afirmativas tem ganhado força em Goiânia, mas ainda é insuficiente perante os ainda comuns episódios de discriminação.

Precisamos de uma conscientização e um trabalho maior do poder público, mas sou muito favorável às ações afirmativas. Mais do que não ser racista, é preciso ser anti-racista. A gente vê necessidade do combate quando presenciamos ainda hoje a quantidade de eventos de discriminação. Sem falar do racismo estrutural, com a questão de o negro ganhar menos e não ter as mesmas oportunidades”, ponderou.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi criada em 2003, sendo incluída no calendário escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país, sem obrigatoriedade de feriado.

O dia faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A importância da data está no reconhecimento da participação dos afro-descendentes na constituição e construção da sociedade brasileira.
O Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religiões e cultura de matrizes africanas, dentre outros temas que serão debatidos no evento.

Rafael Tomazeti

Jornalista

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024