Cidades

Shoppings devem voltar a funcionar a partir do dia 6

A Prefeitura de Goiânia apresentou um plano de reabertura das atividades não essenciais. Nesta quinta-feira (28), houve uma reunião no Paço, entre representantes do Município e empresários que discutiram proposta que inicia a flexibilização a partir do dia 1º, próxima segunda-feira.

A reabertura começaria por imobiliárias, mercados municipais (exceto o Central na Rua 3) e treinos de futebol. A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, destacou que a reunião realizada faz parte de um conjunto de discussões que vem ocorrendo nos últimos dias.

“Hoje foi um desdobramento de várias reuniões individuais que vinham acontecendo com segmentos da sociedade, os representantes da área comercial. Eles apresentaram um protocolo para a abertura no momento correto, no momento oportuno e hoje nós reunimos todos eles para discutir um plano que a prefeitura pretende publicar de retomada gradual e segura”, destacou a secretária.

A tendência é que no dia 6 os shoppings possam reabrir, junto com o comércio varejista, além da autorização de profissionais liberais. A previsão é que o comércio na Região da Rua 44 abra no dia 13 de junho, juntamente com clínicas de estética, restaurantes, hotelaria, galerias e feiras especiais.

“Não significa que vamos abrir tudo, mas construindo um plano de abertura, começando por segmentos com baixo risco no aumento da doença e assim por diante, principalmente com monitoramento rígido, podendo ter um fechamento mais forte caso as condições determinadas não tenham sido cumpridas”, destacou.

Fátima Mrué reforçou que se não cumprir o que for combinado, pode haver um fechamento. O presidente da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, disse que há uma tendência para flexibilizar as ações, respeitando as regras.

“Depois de cinco horas de reunião estamos chegando à conclusão que a partir do dia 1º algumas atividades estão liberadas como: imobiliárias, mercados e treinos de futebol. Depois serão divulgadas várias atividades que poderão voltar e quais serão os critérios e no dia 6 saberemos a data de retorno das outras atividades que não estiverem liberadas ainda. Estamos preparados para voltar com segurança para cumprir com todos os protocolos, virão os procedimentos que teremos que seguir”, explicou Baiocchi.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024