O sol intenso e o clima seco de Brasília deram lugar a um dia nublado e de vento frio que ajudou a população a aproveitar os eventos de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios. Tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar desfilaram na manhã de hoje (7). O presidente Jair Bolsonaro desfilou e chegou a quebrar protocolo ao descer do carro oficial e caminhar pela pista.
O ato em comemoração ao Dia da Independência voltou a acontecer presencialmente após 2 anos de suspensão, devido a pandemia. Acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente chegou a Esplanada por volta das 9h e quebrou protocolos ao caminhar pela pista acenando para as arquibancadas. Jair Bolsonaro assistiu os desfiles da tribuna.
Entre as atrações tiveram participações de paraquedistas do exército, que desceram na Esplanada carregando bandeiras do Brasil, a passagem da Esquadrilha da Fumaça, que coloriu o céu de Brasília de verde e amarelo, além de vários pelotões de forças militares, marchas e fanfarras.
Na tribuna, junto ao presidente, também estiveram presentes os ministros da Economia, Paulo Guedes, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Saúde, Marcelo Queiroga e o vice-presidente Hamilton Mourão, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que também prestigiou a comemoração.
Milhares de pessoas estiveram presentes e se espalharam pelo gramado da Esplanada durante o desfile. No ato, pela manhã, Bolsonaro não discursou. Ainda na tarde de hoje (7), o presidente e candidato à reeleição participará de ato na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.
(Com informações da Agência Brasil)