O Sesc Goiás e a Prefeitura de Goiânia lançam na manhã desta quarta-feira (19), o projeto Claque. Voltada a artistas goianos, a ação visa selecionar e contratar as apresentações dos profissionais que foram prejudicados por conta da pandemia da Covid-19.
A solenidade acontece no Sesc Centro e conta com a presença do presidente da Fecomércio, Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o diretor do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, da primeira-dama Thelma Cruz, e do secretário de Cultura, Zander Fábio, além de apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
O processo de credenciamento será de forma online, com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas pelo site do Sesc Goiás do dia 1º a 13 de junho. Podem se credenciar ao Claque profissionais de arte e cultura em suas diversas manifestações e linguagens que obedeçam aos requisitos estabelecidos no edital.
Serão selecionadas propostas de criação, fruição e formação com ênfase naquelas produzidas através das plataformas digitais que, por sua vez, serão disponibilizadas de forma virtual a partir de julho nas redes oficiais do Sesc Goiás. Todos os projetos selecionados/contratados deverão ser apresentados de forma virtual.
De acordo com a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, promovida pelo Sesc em parceria com pesquisadores, gestores públicos e instituições do segmento, a perda total de renda entre profissionais dos setores cultural e criativo, em virtude da pandemia de Covid-19, foi de 45,7%.
A pesquisa também aponta que 72% dos artistas participantes da mesma, estão na cena como Pessoa física e apenas 28% como Pessoa jurídica (MEI). Assim, o Claque prevê também a contratação de Pessoa Física, o que não acontece em outros editais do projeto Ocupação Sesc.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 de junho e os selecionados irão se apresentar no Sesc entre julho e dezembro deste ano.