Os resultados da pesquisa inédita sobre a saúde dos goianos vão ser divulgados na próxima quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). As informações sobre a população hipertensa, fumante e acima do peso, de todo o Estado foram levantadas pelo Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Assim sendo, a apresentação dos dados de saúde será feita pelo secretário Sérgio Vencio e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems). Do mesmo modo, antes da apresentação, será realizada ainda uma ação de conscientização em virtude do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, uma das doenças investigadas pelo Vigitel.
Conforme o Vigitel, o levantamento de saúde ouviu mais de 5 mil adultos, entre janeiro e abril de 2022. A pesquisa mostra que a estimativa de hipertensos na população adulta em Goiás, no ano passado, foi de 1.135.505 pessoas. Esse número corresponde a 22,6% da população.
Do mesmo modo, em 2022 o porcentual de fumantes, era de 13,1%. O número ficou acima da média nacional, que era de 9,1%. A população que se declarou acima do peso no Estado foi de 57,3%.
O Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel) é realizado desde 2006 pelo Ministério da Saúde nas capitais brasileiras. No entanto, esta edição, em especial, abrange todo o Estado e suas cinco macrorregiões.