O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, anunciou nesta quinta-feira (16) reajuste de 9,94% para os servidores públicos municipais a partir de janeiro de 2022. De acordo com a prefeitura, o salário dos trabalhadores será incrementado a partir de 1 de janeiro, com recomposição de referência de maio de 2019 a maio de 2021.
De acordo com Mendanha, o reajuste foi possível porque há superávit nas contas públicas. “Por conta da gestão equilibrada. São dez anos letra A na Capag (índice do Tesouro para capacidade de pagamento). Estamos em conta azul. Tenho que fazer referência ao início do governo do Maguito, que nos deu essas condições e eu dei sequência. O superávit nos dá possibilidade de valorizar os servidores públicos”, afirmou o prefeito.
Veja: Anápolis também reajusta salário de servidores
O prefeito também anunciou o pagamento do salário de dezembro já nesta quinta-feira. O 13º dos servidores municipais de Aparecida de Goiânia foi quitado no dia 6 de dezembro. A prefeitura também beneficiará trabalhadores da educação com abono, a partir do Fundeb.
Para Mendanha, o reajuste, além de valorizar o servidor, injeta dinheiro na economia local. “Vai ser um incremento na economia. O dinheiro vai circular no nosso comércio. É um ciclo muito virtuoso”, pontuou.
A nível estadual, sindicatos de servidores públicos protestam pedindo data-base e recomposição salarial. O governo, porém, alega que não é possível reajustar os salários das categorias. Mendanha não respondeu questões políticas na coletiva desta quinta, mas garantiu que o aumento aos trabalhadores públicos de Aparecida de Goiânia não foi um recado ao governo estadual.
“Nunca pautei a minha agenda com a agenda do estado. Normalmente acontece o contrário. É só ver os lugares que eu ando, rapidamente verá a ação do estado. Me preocupo com meus seguidores, com pessoas que trabalham e lutam por melhores dias para o cidadão aparecidense”, disse.