Publicidade
Aparecida de Goiânia
| Em 10 meses atrás

Servidores de Aparecida participam de oficina educativa sobre programa Família Acolhedora

Compartilhar

Para reforçar a rede de proteção às crianças e adolescentes expostos à violência doméstica, o Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, realiza uma oficina educativa sobre o programa Família Acolhedora nesta quinta-feira (22), O encontro será realizado no Espaço Multiúso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, das 8h às 17h.

A iniciativa pretende oferecer espaço de reflexão, desenvolvimento de conhecimentos e sensibilização dos gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) acerca do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e do programa no âmbito estadual. A Oficina será direcionada para profissionais de Assistência social, conselheiros tutelares, integrantes de conselhos de Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde que executam política de atendimento para crianças e adolescentes.

Publicidade

O programa Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou por medida de proteção. A medida protetiva de acolhimento, institucional ou familiar, é sempre excepcional e provisória, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

A primeira dama e secretária de Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana, fala da importância da capacitação “A gente sabe o desafio que é o cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e ter um programa voltado para a proteção delas nos alegra muito, começando por capacitar os nossos profissionais para atender aos seus requisitos” Sulnara.

Publicidade

O secretário estadual do Desenvolvimento Social, Wellington Matos, afirmou que o Programa Família Acolhedora fortalece as iniciativas governamentais de Goiás para garantir a segurança das crianças. “Dentro dessa iniciativa, a proteção visa resguardar a integridade física, psicológica e social delas”, declara.

Família Acolhedora

Publicidade

A proposta do Goiás Social visa fornecer proteção para crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias devido a situações de violência doméstica. A partir deste programa, eles são acolhidos por famílias cuidadosamente selecionadas, após passarem por uma criteriosa avaliação. O acolhimento, seja institucional ou familiar, é considerado uma medida excepcional e temporária, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade
Helma Bessa

Jornalista formada pela Universidade UNIP