O Procon Goiânia divulgou nesta terça-feira (2) as empresas que mais receberam reclamações de consumidores no primeiro mês de 2016. Os serviços de telefonia continuam liderando a lista de reclamações na capital.
Em primeiro lugar, a empresa Oi – fixo, internet, TV a cabo. Em segunda posição, Net, seguida pela Claro e Sky. Além destes serviços, também receberam grande número de reclamações a Caixa Econômica Federal, Bradesco e Celg.
“O consumidor, quando entra em contato com as empresas para tentar resolver alguma questão através do SAC [Serviço de Atendimento ao Cliente], não está sendo atendido da maneira correta. Muitas das vezes, inclusive, os problemas não são solucionados”, explica o superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo.
No entanto, Rodrigo Melo orienta os consumidores a ler o contrato de prestação de serviço ou aquisição de um produto antes de assiná-lo, assim como guardar os documentos relativos à relação de consumo e números de protocolos.
“É raro o problema do consumidor não ser solucionado dentro do prazo, já que 90% são resolvidos antes da abertura do processo. No entanto, quando isso não acontece, a empresa pode ser penalizada”, ressalta o superintendente.
As empresas que receberam reclamações serão notificadas pelo órgão e terão 30 dias para solucionar o problema do consumidor, para que não haja necessidade de abertura de processo administrativo.
1 – Oi – fixo, internet e TV a cabo
2 – Net
3 – Claro
4 – Sky
5 – Oi – móvel
6 – Caixa Econômica Federal
7 – Vivo
8 – Celg
9 – GVT
10 – Bradesco – cartões