O Procon Goiânia divulgou nesta quarta-feira (30) a lista das dez empresas mais reclamadas no órgão no mês de setembro. Os serviços de telefonia aparecem no topo da lista. As principais queixas dos consumidores se referem a cobranças indevidas e abusivas, falhas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), publicidade enganosa e vício de qualidade.
Em primeira posição aparece a empresa de telefonia Oi. Em segundo, e com destaque, a empresa Âncora Agência de Empregos, que cobrava dos candidatos taxas para realização de curso de capacitação na agência. Ainda segundo o Procon, a proposta da empresa era encaminhar o candidato a entrevistas de emprego e garantir a de ocupação em uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, os candidatos chegavam aos locais indicados e eram informados de que não havia nenhum contrato com a agência.
Operadoras de telefonia e serviços de TV por assinatura representam mais de 30% do total de reclamações. De acordo com o superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo, é importante que os consumidores também saibam que quais são as empresas que menos atendem às reclamações.
“O objetivo da publicação é permitir à sociedade o acesso a informações sobre os fornecedores mais reclamados e as empresas para se relacionar. Acreditamos que o maior poder de transformação do mercado está no consumidor bem informado, que prefere as empresas que respeitam os seus direitos”, explica.