Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 9 anos atrás

Serra Dourada completa 41 anos com muita história para contar

Compartilhar

Publicidade

Inaugurado no dia 9 de março de 1975, o Serra Dourada comemora mais um aniversário. São 41 anos de história do maior palco do estado. Estádio que recebeu grandes ídolos do futebol brasileiro e mundial como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, Neymar, Maradona e Beckenbauer. Muitos craques foram consagrados e reverenciados no gramado que foi durante muito tempo apontado como melhor do Brasil. 

Publicidade

Aplausos da gerais, arquibancadas e cadeiras para nomes como Lincoln, Túlio Maravilha, Harlei, Baltazar, Luvanor, Zé Henrique, Márcio, Pastoril, Valdeir, Paulo Baier, Anaílson, Luiz Dario, Walter, Fernandinho, Cacau e muitos outros.

Publicidade

No jogo de inauguração, o maior público da história do Serra Dourada – 76.718 pessoas compareceram para ver de perto a Seleção Goiana vencer de virada a Seleção de Portugal pelo placar de 2×1.O português Otávio fez o primeiro gol do estádio.

A virada goiana veio com Lincoln e Tuíra.

Publicidade

Escalação da Seleção Goiana: Nílson (Goiânia); Frasson (Vila Nova), Macalé (Goiás), Alexandre Neto (Goiás) e Lula (Goiânia); Matinha (Goiás) e Piorra (Atlético); Paghetti (Goiás), Fernandinho (Vila Nova), Lincoln (Goiás) e Raimundinho (Goiás). O técnico era Paulo Gonçalves, que comandava na época o Goiás.

Palco de Seleção

O Brasil nunca perdeu jogando no Estádio Serra Dourada. Foram 14 jogos com 12 vitórias e 2 empates.

A primeira partida da Seleção aconteceu em 1978 em um amistoso diante da Seleção Goiana. 

A última vez no estádio foi em 2014, jogo preparativo para Copa do Mundo. Vitória do Brasil de goleada em cima do Panamá – 4×0.

Copa América

Em 1989 a cidade de Goiânia foi palco de uma das sedes da Copa América. Um grupo com Argentina, Uruguai, Chile, Equador e Bolívia. O Serra Dourada presenciou o futebol de craques como dos argentinos Maradona e Cannigia e os uruguaios Ruben Sosa e Francescoli.

Goiás Esporte Clube

O time esmeraldino é o maior vencedor na história do Serra Dourada. São 22 títulos no Campeonato Goiano, 2 títulos do Brasileiro da Série B (1999 e 2012) e 3 da Copa Centro-Oeste.

No estádio o Goiás também sofreu com a queda na Copa do Brasil em 1990 para o Flamengo que após empate sem gols, levantou a taça por ter vencido o jogo de ida em Juiz de Fora.

Em 2010 com o Serra lotado e colorido pela torcida esmeraldina, a equipe venceu o Independente da Argentina na decisão da Copa Sulamericana, mas no jogo da volta em Buenos Aires, o time argentino ficou com o título ao vencer na disputa por pênaltis.

Vila Nova Futebol Clube

Os dois títulos do Tigrão no Campeonato Brasileiro da Série C (1996 e 2015) tiveram jogos no Serra Dourada. Ano passado uma grande festa da torcida colorada na decisão contra o Londrina.

São 10 conquistas do Campeonato Goiano pelo Vila Nova no principal palco do nosso futebol. O torcedor lembra com carinho o período do tetra entre 1977 e 1980.

Atlético Clube Goianiense

Historicamente muito identificado com o bairro de Campinas e o Estádio Antônio Aciolly, o Atlético também já levantou muitas taças no Serra Dourada. Foram duas edições do Campeonato Brasileiro da Série C (1990 e 2008).

Na história do estádio foram 6 títulos estaduais com conquistas emocionantes como o título em 2007 com gol de Anaílson e em 2014 com o zagueiro Lino. Nas duas decisões as vitórias foram diante do rival Goiás.

Interior

Dois times fora de Goiânia conquistaram títulos no Serra Dourada. O Goiatuba em 1992 ao vencer o Vila Nova em um quadrangular final do Campeonato Goiano. O Itumbiara ao bate o Goiás na decisão em 2008 também levantou a taça no estádio.

Gol Puskas

O Serra Dourada foi o palco do gol mais bonito do mundo em 2015. O atacante Wendel Lira fez um golaço pelo Goianésia na vitória contra o Atlético. O jogador venceu uma eleição no site da Fifa e ganhou a disputa contra o argentino Lionel Messi do Barcelona.

 

Veja galeria de fotos da inauguração do Serra Dourada (Arquivo pessoal Lamartine Reginaldo)

{gallery}Serra Dourada{/gallery}

 

Publicidade