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Seplanh analisa alterações no tráfego na região do Terminal Rodoviário de Goiânia

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) estuda projeto apresentado pela empresa Maia e Borba, concessionário do Terminal Rodoviário de Goiânia, para adequação da área atual ocupada pelo terminal e viabilização da instalação, pelo município, da plataforma Terminal Rodoviário de Goiânia do BRT Norte Sul.

De acordo com a Seplanh, o projeto é uma contraproposta apresentada pela empresa e faz parte de um protocolo de intenções celebrado entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás com o objetivo de regularizar áreas públicas municipais e estaduais na região, com o remanejamento de áreas e adequação de ruas.

“A idéia da Prefeitura é, além da instalação da plataforma, facilitar o acesso de pessoas ao Terminal Rodoviário e ao polígono do Arranjo Produtivo Local Moda Goiânia – APL Moda Goiânia, que engloba todo o comércio da região”, disse o secretário de planejamento urbano e habitação, Sebastião Juruna.

O projeto propõe o remanejamento de áreas municipais e estaduais visando adequar as vias no entorno do Terminal Rodoviário de Goiânia, sobretudo a Avenida Goiás e Rua 44, para o grande fluxo de veículos na região, facilitando, também, a circulação dos pedestres com maior segurança e conforto.

Segundo a proposta, a Avenida Goiás, no trecho entre a Praça do Trabalhador e a Avenida Oeste passaria a ter 18 metros de largura, incluindo o calçamento, para proporcionar maior fluidez no tráfego de veículos e comodidade aos pedestres.

Outra via a sofrer intervenções, de acordo com a proposta, é a Rua 44, principal via de acesso às lojas da região. “Essa via, juntamente com a avenida Contorno, é o principal ponto de congestionamento na região aos finais de semana. Queremos garantir que o tráfego de veículos ali possa ser mais ágil e fluir com maior facilidade”, afirma Juruna.

Pela proposta em análise a Rua 44 também terá sua largura ampliada e será criado um acesso lateral a via para os ônibus que realizam embarque e desembarque de passageiros no terminal rodoviário, retirando assim, da via, os ônibus que aguardam para adentrar ao local. Outra mudança seria a ampliação das dimensões dos acessos de pedestres e de veículos ao terminal rodoviário, garantindo maior fluidez na entrada e saída de veículos.

Laura Santos Braga

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