A prefeitura de Senador Canedo iniciou nesta quarta-feira (20) a construção do novo sistema de abastecimento de água da região sul. Segundo a administração, serão beneficiados 20 bairros.
A obra começa mais de três meses depois da queda do reservatório do Campo Trajano. O acidente atingiu seis casas e deixou um adolescente, que teve a residência toda destruída, em estado grave. Ele foi tratado no Hugol e recebeu alta.
Ele contou que a nova obra terá capacidade máxima para reservar até 8 milhões litros de água e vai atender 20 bairros da região. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas.
De acordo com a Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), o novo reservatório terá seis metros de altura. O antigo tinha 23 metros. O custo total será de R$ 21 milhões ao final da obra, que tem prazo de execução de 36 meses. Uma etapa emergencial, para atender aos moradores, terminará em fevereiro do ano que vem.
“Esse reservatório tem a importância de armazenamento de água e distribuição para região Sul. Vai melhorar o abastecimento de antes e não vai faltar água como antigamente”, disse o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro.
A prefeitura de Senador Canedo também lançou as obras de reconstrução das casas atingidas pelo reservatório antigo. Segundo o prefeito Fernando Pellozo, as obras tiveram início no dia 11 e serão concluídas em 60 dias. A administração e as vítimas firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público também para indenizar as famílias.
“Apenas uma família não aceitou, porque queria uma reforma total da casa. O TAC não entendeu que era o caso. Mas, no geral, todas famílias concordaram”, comentou.
Mais: Senador Canedo deve ter aulas presenciais na totalidade no ano que vem
Até que as residências fiquem prontas, os moradores estão recebendo valor integral de aluguéis da prefeitura.