Tecidos coloridos ornamentavam o teto da Praça Criativa, formando majestosos desenhos, enquanto flores de todas as tonalidades faziam o contorno do palco. Contemplando a estrutura, o animado público lotava o cenário de conto de fadas que a Estação Cultura José Rodrigues utilizo para a realização da 8ª edição do Concurso Rainha da Primavera. A vencedora foi Fernanda Rabelo, de 8 anos(Foto).
Desta vez, 13 escolas da cidade enviaram representantes para concorrer ao título de representantes da estação das flores. Em duas categorias – uma dedicada a meninas do 1° ao 5º anos (categoria A) e a outra voltada para alunas do 6° ao 9° e da modalidade Educação de Jovens Adultos (categoria B) –, 16 concorrentes demonstraram simpatia e carisma para conquistar a admiração dos criteriosos jurados.
Logo no início das apresentações, uma surpresa. Para abrir os desfiles, a organização levou a jovem especial Vitória Pabline, de 12 anos. “É muito gratificante participar desse concurso. Ele vai ficar marcado para sempre na minha vida”, declarou emocionada a garota, ao receber o certificado de participação das mãos da titular da Secretaria da Educação, Simone Soares. No final do evento, documentos semelhantes também foram entregues às outras concorrentes.
Após algumas apresentações de dança, de música, das falas das autoridades e da entrega de uma reprodução a lápis da imagem do prefeito Túlio Sérvio, a competição começou. Durante mais de uma hora, meninas de todos os estilos, das tímidas às mais sorridentes, percorrreram a passarela.
Foram duas apresentações para cada categoria, começando pelas candidatas menores e seguindo com o desfile das adolescentes. A cada entrada, uma parada para a avaliação dos trajes de gala e fantasias. A criatividade das participantes no quesito figurino foi um dos destaques da noite.
No palco, sentadas em seus respectivos tronos, as rainhas do ano passado, Emanuela Batista e Andrieli Rodrigues, aguardavam pacientemente a hora de passar a faixa adiante. Quando se aproximou o final da competição, a apreensão das meninas jã era muito visível. Ao anunciar a escolha dos jurados, a diretora de Cultura, Mara Alves, viu a plateia vibrar. Alunos, professores, gestores e funcionários das escolas representadas gritavam o nome de suas candidatas.
Se o título fosse decidido somente a partir do critério animação da torcida, a faixa ficaria com Camila Antunes da Silva, da Escola Municipal Nilson Gomes. A jovem entrou na disputa pela categoria B, porém não chegou a ficar entre as três finalistas.
No resultado final, o terceiro lugar foi para a estudante Mariah Borges, da Escola Walter Ferreira. Os traços indígenas da jovem Bruna Ferreira, da Escola Irmã Catarina, encantou o público e os jurados, que concederam a ela a honrosa vice-liderança. O posto mais almejado foi ocupado pela aluna da unidade Maria José Cândido, Camila Hosana Ferreira.
Na outra modalidade, a concorrência também foi acirrada. Patrícia Camargo da Rocha, de 9 anos, da Escola Vovó Dulce, conseguiu se destacar entre as demais candidatas, conquistando o terceiro lugar. Isabela Ribeiro da Fonseca, da Escola Valderico Blamires, ficou em segundo, para o delírio da sua torcida. Mas, a noite foi de Fernanda Rabelo Mendonça(Foto) de apenas 8 anos, da Escola Isabel de Matos. Com seu sorriso cativante, ela conquistou os jurados e levou o título de Rainha da Primavera 2012 na categoria A. “O importante mesmo não é vencer e sim participar. Todas são vencedoras”, enfatizou a secretária Simone Soares.
Entre as autoridades que prestigiaram a festa, estavam o secretário de Finanças, Stênio Nascimento, que representou o prefeito Túlio Sérvio; Fernando Pellozo, da Maternidade Aristina Cândida; Vanilda Cardoso, ex-diretora da Mulher; Tatiany Lorena, procuradora-geral do município; e o vereador Roberto Lopes.