As obras de energização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Ribeirão Sozinha, no município de Senador Canedo, foram entregues nesta sexta-feira (14), após quatro anos paralisadas.
A energização atua no trabalho de captação de água bruta e, também, no sistema de tratamento da água. Os dois processos são alimentados atualmente por geradores a diesel e consomem diariamente em torno de 2.400 litros de combustível, com um custo aproximado de R$ 3,5 milhões de reais por ano.
Com a mudança na forma de alimentação energética, parte destes geradores serão desativados, promovendo uma economia de 2,4 milhões de reais aos cofres públicos por ano, gerando recursos que serão destinados à execução de novas obras de infraestrutura e tecnologia em todo o sistema de abastecimento hídrico da Cidade.
O processo de energização teve início há 5 anos e foi concluído nos cinco primeiros meses da atual gestão. Para isso foram negociadas dívidas da companhia com a concessionária de energia e renovada a liberação junto à Enel.
O trabalho de energização e demais obras da Estação de Tratamento de Água são realizados em parceria com empresas da iniciativa privada, do setor imobiliário, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público. “A energização da ETA Sozinha resulta em um retorno instantâneo e um grande impacto positivo para toda a cidade”, explica o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro.
A energização permitirá, ainda, a ampliação do sistema, com o funcionamento da Estação de Tratamento de Água Sozinha, que tem capacidade de tratamento de até 1000 m³/hora. “A expectativa que em 45 dias conseguimos colocar em plena operação a ETA Sozinha, que quase dobrará a produção de água tratada no munícipio”, destaca Cainã.