Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Semana Nacional do Doador de Sangue começa nesta segunda (21)

Compartilhar

Com o slogan Gotas de solidariedade fazem litros de diferença, começa nesta segunda-feira (21), a Semana Nacional do Doador de Sangue. Está programada uma solenidade às 9 horas, no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Na ocasião o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, vai falar sobre a importância da doação de sangue e do funcionamento da Hemorrede.

O evento marca o início do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro em todo o País, e homenageará todas as pessoas que separam um tempo, em sua rotina diária, para ajudar a salvar vidas. A parceria com a iniciativa privada e as entidades de classe também será valorizada durante a solenidade, que terá ainda a apresentação de vídeos e um café da manhã.

Publicidade

Importância da doação

Publicidade

Um único paciente pode consumir dezenas de bolsas de sangue ou hemocomponentes, como plaquetas. Para citar um exemplo, somente o bebê Miguel, que ficou internado no Hospital Materno Infantil, por dois meses, com uma síndrome rara no intestino, necessitava de infusão ,de plaquetas de 12 em 12 horas.

Publicidade

A coleta de sangue do doador voluntário ajuda pacientes que precisam de transfusão de sangue em todos os hospitais do Estado, em hospitais conveniados ao SUS e unidades filantrópicas. O índice de inaptidão das doações chega a 30%, por isso a enorme importância de um doador fidelizado, que conhece e segue as regras de saúde e cuidado pessoal para a doação.

O Hemocentro Coordenador, com sede no Setor Coimbra, em Goiânia, os quatro hemocentros regionais e as agências transfusionais compõem a Hemorrede, e são responsáveis pela coleta, processamento e liberação de sangue para toda a rede SUS de assistência hospitalar, com capacidade de coletar 450 bolsas por dia, incluindo a unidade móvel e as regionais no interior.

Publicidade

Interessados podem ligar no telefone (62) 3201-4575, agendar uma data para que uma unidade móvel do Hemocentro vá até o local para fazer a captação das bolsas de sangue, seja na Região Metropolitana de Goiânia ou no interior. Outro local de bastante importância que recebe doação de sangue é o Hospital Araújo Jorge.

Requisitos

Podem doar sangue pessoas saudáveis e com idade entre 16 e 69 anos. Os doadores devem pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Uma bolsa de sangue contém de 400 a 450 ml de sangue.

Além de tomar um café da manhã ou lanche da tarde reforçado, o doador também recebe um atestado de comparecimento, já que uma vez por ano a falta no trabalho para este fim é garantida por lei. Mas, acima de tudo, a principal recompensa é sair do Hemocentro com a certeza de ajudar a salvar vidas.

Para doação de sangue é preciso

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Intervalos para doação

• Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)

• Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)

Publicidade