O governador Marconi Perillo estará, no Hemocentro, nesta sexta-feira (25), às 8h, para doar sangue. O gesto de solidariedade marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também informa e conscientiza a população sobre a importância de ser um doador.
Na abertura da Semana Nacional do Doador, na última segunda-feira, dia 21, no Palácio das Esmeraldas, Marconi disse que o povo goiano é muito solidário e que todos os doadores voluntários são cidadãos a serviço da vida. Na ocasião, parceiros e doadores foram homenageados.
Amanhã, outros parceiros e doadores receberão o certificado de “Amigo da Saúde”, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Hemocentro. Em seguida, a partir das 9h, o músico Júlio César e a dupla Anderson Ricardo e Matias se apresentarão para os doadores, com o melhor da música sertaneja.Durante todo o dia, os super-heróis Capitão América, Batmam, Thor, Chapolim Colorado e as Tartarugas Ninjas estarão no Hemocentro, recebendo os doadores.
Doe sangue ao som de rockJá no sábado, dia 26 de novembro, das 9 às 14 horas, o Hospital Alberto Rassi (HGG) estará preparado para receber os doadores de sangue, que poderão, além de praticar um ato de solidariedade, curtir a banda de rock clássico Balaclava e admirar as centenas de motos que serão exibidas no estacionamento. O evento contará com o apoio de mais de 20 motoclubes de Goiás.
Semana Nacional do Doador de SangueA semana é comemorada, em todo o País, de 21 a 25 de novembro, mas todo o dia é dia de doar. O lembrete é do diretor geral do Hemocentro, Mauro Silva. “A demanda por sangue não para e até se intensifica em algumas épocas, como férias de julho e fim de ano. Durante a Semana, fazemos eventos com o objetivo de atrair quem nunca doou e fazer com que aquele doador esporádico fique motivado e volte a doar”, explica.
O Hemocentro de Goiás é a unidade central de uma rede composta por quatro hemocentros regionais em Catalão, Ceres, Jataí e Rio Verde, duas unidades móveis de coleta e 18 agências transfusionais. Além de buscar a efetivação de coleta de sangue, essa Hemorrede cuida do cadastro de doadores de medula óssea, também que deve ser doada voluntariamente para alimentar de esperança milhares de pacientes de todo país que aguardam por um transplante.
A Hemorrede de Goiás atende a mais de 150 serviços de saúde do Estado e toda a rede de hospitais do SUS. O Hemocentro Goiás fica na Avenida Anhanguera, ao lado do Hospital Materno Infantil, e atende de 2ª a 6ª, das 7h30 às 18h.