Publicidade
Notícias do Estado
| Em 2 anos atrás

Semana de Natal será de chuvas em Goiás e Cimehgo alerta quem vai pegar estrada

Compartilhar

A previsão para semana de Natal é de chuvas intensas, em Goiás. O alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), chama atenção para quem vai pegar a estrada esta semana, com cuidado especial para o alagamento de pontes, transbordamento de rios e nebulosidade na pista.

A chuvas intensas, já observadas desde o último final de semana, são devido a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que forma um corredor de umidade presente em todo o Estado, em destaque na região Centro-Norte. Essas condições favorecem chuvas volumosas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Publicidade

Natal com tempestades

De acordo com o gerente da Cimehgo, André Amorim, o final de semana já foi de chuvas intensas e promete continuar assim durante os próximos dias, se estendendo até o próximo fim de semana, no Natal.

Publicidade

“A Zona de Convergência, esse corredor de umidade, favorece a formação dessas áreas de estabilidade. Ele está estacionado aqui e, por enquanto, continua trazendo chuvas e a expectativa também é de mais chuvas para os próximos dias. Até o dia de Natal, é importante que a população esteja atenta na iminência de uma tempestade”, destaca Amorim.

Publicidade

O gerente da Cimehgo chama atenção para os riscos, em especial, para quem vai pegar a estrada para comemorar o Natal no interior de Goiás. André ressalta que é importante que as pessoas fiquem atentas e evitem viajar à noite, por conta da difícil visibilidade na pista durante as tempestades, e riscos de quedas de pontes e alagamentos em determinadas vias.

Alertas em todo o Estado

Segundo Amorim, da semana passada para cá, já houve alertas em 5 cidades do Estado: Pirenópolis, Niquelândia, Porangatu, Cavalcante e Anápolis. “Só de Niquelândia, de ontem para hoje, nós já temos mais de 117 milímetros de chuva. Porangatu também com chuvas intensas aí, já esse final de semana”, ressaltou o gerente.

Publicidade

O município de Pirenópolis já ultrapassou a média mensal para dezembro, de 310 mm de chuva para 328 mm, até este sábado (17). No domingo (18), o alerta foi para a região de Anápolis. “No final de semana nós tivemos problemas ali na região de Anápolis, e outros municípios próximos. Inclusive, nas estradas vicinais, que são as estradas de terra”, completou.

Enchentes e Alagamentos

No último domingo (18), no município de Cavalcante, o Rio Corrente subiu, muito acima do nível normal, devido ao grande volume de água, obstruindo a ponte e causando transtornos e riscos à população que passa pelo local. Amorim ressalta a preocupação com o volume de chuvas naquela região. “O pessoal daquela região já está começando a ficar ilhado. Então, já temos alguns problemas para enfrentar aí nos próximos dias”, pontua.

O gerente da Cimehgo afirma que estão sendo montados esquemas de operações especiais para previnir e conter os danos causados pelas chuvas, além da emissão de alertas à população goiana. André destaca que há operações em curso em todo o Estado, para amparar as pessoas em situação de risco. “Diante daquela programação toda que foi montada, operação chuva, operação tempestade, operação nordeste solidário, há uma gama de pessoas que estão envolvidas aí nessa situação, para que tudo se resolva e as pessoas não fiquem comprometidas naquele local”, afirma.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.