Começou nesta segunda-feira (21) a 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC) em todo o País. Com o objetivo de incentivar a população a buscar o acordo como método principal para solução de conflitos e evitar os trâmites judiciais, a previsão de fluxo em Goiás é de que sejam atendidas 2,5 mil pessoas por dia.
Em Goiás, participam do evento os municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas, em parcerias com as prefeituras, e nas cidades do interior do Estado nas quais há Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’).
De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em 2015, 99,8% das questões processuais e pré-processuais atendidas foram finalizadas em acordo. Esse total representou uma arrecadação de R$ 515 milhões, sendo a maior parte voltada aos cofres públicos.
Segundo o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Paulo César Alves das Neves, a conciliação e mediação representam a solução para aprimorar a prestação jurisdicional. Atualmente, tramitam mais de 100 milhões de processos no Brasil, o que representa cerca uma ação a cada dois habitantes. Para esse contingente, são menos de 17 mil magistrados.
A Semana Nacional da Conciliação segue até o próximo dia 25. Cerca de 40 mil audiências previamente agendadas serão realizadas durante o evento, além dos atendimentos que independem de marcação prévia. Mais de 200 conciliadores trabalharão no evento.
Os locais de atendimento são o Shopping Estação Goiânia, Cejuc’s, Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Fac Lions, Fasam e Unianhanguera.