A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deu início à implantação de 30 semáforos inteligentes em 10 cruzamentos da Capital. Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. No total, serão implantadas 58 câmeras, segundo a SMM.
A nova tecnologia envia um comando para o controlador de tráfego que aumenta ou diminui o tempo semafórico com o intuito de manter a fluidez do tráfego de maneira totalmente autônoma. A ação respeita os tempos de segurança e a sincronia com os demais semáforos da via, garantindo maior fluidez e, portanto, maior segurança e menor tempo nos deslocamentos.
O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, aponta a importância das implicações desses sensores e os benefícios aos condutores e pedestres que trafegam pelas as vias da cidade com os semáforos inteligentes. “A implantação tem sido realizada de forma gradativa onde o primeiro passo foi a substituição dos controladores, passagem de cabeamento e retirada dos contadores de tempo”.
Com os novos equipamentos, que devem entrar em operação na próxima semana, teremos mais fluidez no trânsito desses pontos que são extremamente adensados na nossa capital. Foi necessário desligar o painel contator do tempo semafórico, pois o sistema não é compatível com alteração de tempo aplicado a cada ciclo pelos novos sensores (HeadWay).
Secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia