Publicidade
Destaque 2
| Em 4 anos atrás

Sem verba, Censo de 2021 é cancelado pelo governo federal

Compartilhar

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou na sexta-feira (23) que o orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico, desta forma adiando a pesquisa.

Em nota, a unidade do IBGE em Goiás confirmou o que já havia sido dito pelo Ministério da Economia.

Publicidade

“Conforme anunciado hoje pelo Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, o Censo será adiado”, diz trecho da nota.

Publicidade

A medida do governo foi criticada pela oposição e por pesquisadores que defendem que somente é possível apresentar um diagnóstico geral da situação do país realizando a pesquisa, por isso o país vai perder muito com essa decisão.

Publicidade

“O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME”, pontua.

Ainda de acordo com o IBGE, há outras informações, por exemplo, que ainda não chegaram para o instituto e que elas serão repassadas assim que forem atualizadas.

Publicidade

“Com relação ao processo seletivo dos censitários – Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador – o IBGE anunciará as orientações assim que for possível”.

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos. O último foi 2010. Com o adiamento da pesquisa de 2020 devido à pandemia de covid-19, o dinheiro foi usado no combate à doença.

Publicidade