A Federação Goiana de Futebol divulgou nota oficial comunicando que diferente do que estava previsto, as partidas das quartas de final do Campeonato Goiano, não vão contar com o VAR Light – ferramenta de auxílio da arbitragem que foi testada nos jogos Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia pela 9ª Rodada da 1ª Fase.
De acordo com a entidade “foi constatado a necessidade de algumas melhorias visando a implementação definitiva da ferramenta”. A empresa responsável pelo VAR Light já recebeu todas as observações para que ajustes fossem feitos para implementação nas quartas de final, porém a solução não ficará pronta para os jogos de ida das quartas de final.
O comunicado não agradou o Anápolis Futebol Clube, que em sua rede social fez críticas ao posicionamento da Federação Goiana: “A Federação emite nota oficial para afirmar que os jogos de ida, ou seja, jogos com os times menores mandando, não terá VAR”.
Na publicação do clube o logotipo da FGF está parcialmente coberto pelo rosto de um palhaço. A publicação ainda destaca: “VAR só nos jogos dos times da capital”.
Confira o comunicado da FGF
A Federação Goiana de Futebol (FGF), vem informar, pela presente nota, que após a realização de dois jogos testes com o VAR Light, ocorridos nos dias 07 e 08 de fevereiro, foi constatado a necessidade de algumas melhorias visando a implementação definitiva da ferramenta. A análise e os estudos realizados pela FGF e Comissão Estadual de Arbitragem foram apresentados à empresa responsável pelo VAR Light, a fim de que as soluções e melhorias pudessem ser apresentadas.
Tendo em vista o curto prazo entre os testes e os jogos das quartas-de-final do Goianão, incluindo ainda um grande feriado neste tempo, a empresa não conseguiu fazer as adequações necessárias. Assim, a FGF informa que a tecnologia do VAR Light ainda não será utilizada nas partidas de ida das quartas de final do Goianão 2023.
Ressaltamos que a empresa responsável pelo VAR Light segue trabalhando para implementar as melhorias apontadas e que, caso o processo seja concluído em tempo hábil e a FGF entenda que há a segurança necessária para a implementação, a tecnologia poderá ser utilizada nos jogos da volta da fase quartas de final.