Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Sem UTI, Estado recebe hospital de campanha de Águas Lindas, que vai operar a partir de 1 de junho

Compartilhar

O governo de Goiás receberá nesta segunda-feira (25) a gestão do hospital de campanha de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, apenas com rede de oxigênio e leitos de enfermaria, segundo afirmou pela manhã o governador Ronaldo Caiado, durante solenidade que marcou a assinatura de protocolos de intenção para a instalação de empresas no estado.

A unidade provisória foi construída pelo governo federal. Desde o início, estava previsto que o Estado teria que equipar e contratar profissionais de saúde para atuar.

Publicidade

“Hoje, o governo federal nos entrega 200 leitos em Águas Lindas, mas sem respirador, sem monitor e sem cama de UTI. Está nos entregando somente com rede oxigênio”, destacou o governador.

Publicidade

Caiado pontuou que a unidade deve começar a atender a partir da próxima segunda-feira (1). Para isso, respiradores de outros locais devem ser transferidos para o hospital de campanha, além de outros equipamentos. “Será repassado a nós na data de hoje, mas só vai funcionar na segunda-feira que vem, com as limitações. Estamos tirando um respirador daqui e outro dali, levando para cá e para acolá. É cobertor curto”, ponderou.

Publicidade

Expansão da rede de saúde

Caiado destacou também o crescimento da rede de saúde em Goiás durante a epidemia de Covid-19. Ele lembrou a entrega da unidade de Luziânia, que conforme informou, já tem quatro pacientes na UTI. “Nunca houve um leito de UTI no Entorno de Brasília. O primeiro óbito de coronavírus em Goiás foi de uma mulher de Luziânia, que não teve tempo sequer para ser atendida após o deslocamento. Já temos quatro pacientes internados na UTI de Luziânia. Se não tiver aquela unidade, será que teriam chegado em Goiânia em tempo hábil?”, questiona.

Publicidade

O governador informou que abrirá já nesta terça-feira (26) o Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí, que funcionará também como unidade de combate ao coronavírus, assim como o Hospital São Marcos, em Itumbiara, ambos estadualizados. No caso da unidade de Itumbiara, Caiado agradeceu empresários que ajudaram a equipar o hospital.

Também será inaugurada UTI no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) na terça, mas Caiado não mencionou a quantidade. Ele prometeu, até o fim da semana, abrir os hospitais de Formosa e Porangatu. O primeiro foi estadualizado, enquanto a unidade da região norte é fruto de um convênio.

“Com apoio dos hospitais privados, estamos montando um aparato em Porangatu para ver se conseguimos fazer uma triagem de atendimento daquela região, que não tem nenhum leito de UTI”, disse. “Com a gravidade da contaminação descontrolada no Pará, foi atingido o Tocantins e a BR-153 passou a ser uma área de risco”, afirmou Caiado ao expor a preocupação.

Publicidade